7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

Veja várias opções para viajar sem gastar uma fortuna em hospedagem e ainda conhecer a cultura local e aprender um novo idioma. São 7 formas incríveis para viajar sem gastar com hospedagem. 

Hospedagem é sempre o maior custo de uma viagem longa, você pode até achar uma promoção de passagens aéreas ou comprar com milhas, mas na hora de calcular os gastos, se não tomar cuidado vai acabar com o orçamento estourado por causa da hospedagem.

Mas não se preocupe, vamos citar para você 7 alternativas para acabar com esse problema e te ajudar a viajar barato.

  • Está organizando a sua viagem por conta própria? Fiz um passo a passo com 20 dicas que vão te ajudar nesse processo! Clique aqui e confira.

1ª forma de viajar sem gastar com hospedagem: Ficando na casa de locais

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

Desde sempre existem pessoas que abrem as portas para ajudar os viajantes, e agora com a evolução da tecnologia ficou ainda mais fácil. Mas não use essa opção apenas para economizar com hospedagem, seu anfitrião te recebeu de braços abertos e está sendo muito generoso, não o trate com indiferença pensando que está em um hotel. Aproveite para interagir e se envolver na cultura local.

Não há garantias de conforto ou privacidade, como eu disse não é um hotel. Muitas vezes o anfitrião te oferece um sofá, um colchão no chão ou um quarto privado, isso estará especificado no seu perfil.

Na questão de segurança, não se preocupe. Quem participa pode ter comentários positivos e negativos, não podendo deleta-los. Ou seja, se alguém fez algo errado vai ficar registrado lá para sempre. Procure e avalie com calma e estará bem.

Onde achar?

Couchsurfing Troca cultural entre quem está viajando e quem quer viajar sem sair de casa.

WarmShowers – Mesmo conceito do Couchsurfing, porém a comunidade é focada em viajantes de bicicleta.

ServasA comunidade prioriza a segurança, tendo um público mais selecionado que passa por um processo de entrevista obrigatória e alguns pré-requisitos.

2ª forma de viajar sem gastar com hospedagem: House Sitting (cuidador de casas)

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

Ainda não é popular no Brasil, mas é muito comum lá fora. Você fica hospedado na casa de alguém e em troca faz algumas atividades diárias na casa enquanto a pessoa viaja.

A ideia é que seja uma troca, a pessoa disponibiliza a casa dela e você disponibiliza a sua, mas o site também funciona se você quer apenas ser cuidador. As tarefas são simples, desde regar as plantas até cuidar de um bichinho de estimação que não pode viajar com o dono.

Onde achar?

Trusted House Sitters – É o mais popular deles e com maior oferta.

Outros sites que também oferecem esse serviço:

House Carers

Luxury House Sitting

Mind My House

House Sit Match

3ª forma de viajar sem gastar com hospedagem: Dormir em templos

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

São mais comuns nos países asiáticos, mas estão espalhados pelo mundo todo. Algumas religiões oferecem um lugar para dormir e alimentação para pessoas de qualquer crença.

São muitos os templos budistas, monastérios, templos Hare Krishna, templos Sikh e algumas outras religiões que recebem muito bem os viajantes.

Os quartos são simples e a alimentação vegetariana, mas muito nutritiva. E você ainda pode conviver com monges e curtir a tranquilidade e paz do lugar. A maioria dos lugares não cobram nada ou apenas aceitam uma doação, que não é obrigatória.

Onde achar?

A melhor opção é pesquisar na internet, a maioria dos templos tem site próprio, jogue no nosso amigo Google conforme o país que será visitado e entre em contato. Se houver vagas você será muito bem recebido pelos templos.

4ª forma de viajar sem gastar com hospedagem: trocar trabalho por hospedagem

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

Está gostando desse artigo? 

Então curta a nossa página abaixo para ficar atualizado com mais dicas de viagem!  
 

Hospedagem gratuita em troca de trabalho voluntario. O trabalho varia, depende da necessidade de cada estabelecimento. Desde cuidar da recepção de um hostel, até cuidar das redes sociais, músico, guia turístico e muitas outras opções.

É a opção mais comum para economizar na hospedagem, além de não precisar pagar por isso, você ainda conhece pessoas do mundo todo, pode aprender um novo idioma e desenvolver a suas habilidades no trabalho.

Onde achar?

WorldPackers – É o que eu mais uso, o site é brasileiro e conta com assistência particular para cada pessoa no mundo inteiro, ou seja, não precisa se preocupar se tem dúvidas ou medo por nunca ter feito esse tipo de troca antes, você vai contar com uma consultoria que te ajudará nesse processo. Clique aqui para se registrar no site e já saia ganhando US$10.

Workaway – Se você for trocar de lugar com frequência é o mais indicado, diferente no WorldPackers que cobra uma taxa por estabelecimento, o Workaway cobra uma taxa anual. Indico para quem já tem alguma experiência, o site funciona de maneira bem independente, sem assistência.

HelpX – Funciona da mesma forma do Workaway.

  • Quer viajar para o exterior e não sabe nada de inglês? Ensino alguns truques e dicas no meu e-book gratuito de inglês para viagens e mostro como viajar para o exterior sem falar inglês. Clique aqui para baixar.

5ª forma de viajar sem gastar com hospedagem: morar em uma fazenda orgânica

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

Já pensou viajar sem gastar com hospedagem e ainda por cima se alimentar direito durante a viagem?

A ideia é conectar fazendeiros e produtores orgânicos com viajantes que querem desenvolver conhecimento nesse aera ou fazer trabalho voluntario por hospedagem e alimentação.

Onde achar?

WWOOF

6ª forma de viajar sem gastar com hospedagem: Acampar

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

Opção para aventureiros que viajam com equipamentos para camping. É possível encontrar áreas gratuitas disponíveis para acampar, também existem lugares onde as pessoas oferecem o seu quintal para você acampar e também lugares com ótimas infraestruturas espalhados pelo mundo a um preço bem baixo.

Onde achar?

FreeCampSites – Encontra os campings gratuitos próximo a você no mundo todo.

CampInMyGarden  Comunidade de pessoas que oferecem o seu jardim, mas eles cobram uma pequena diária.

iOverlander – Opção melhor para Américas e África.

iCampsites  Mostra os campings mais perto de você na Europa.

7ª forma de viajar sem gastar com hospedagem: Transportes noturnos

7 formas incríveis de viajar sem gastar com hospedagem

Em muitos lugares do mundo as passagens para ônibus e trem durante a noite, saem até mais baratas que as de dia, é o caso da Europa. Você economiza no transporte e ainda ganha hospedagem de graça, pois enquanto viaja a noite não precisa pagar por um hotel.

É uma ótima forma de economizar em uma diária de hospedagem, além de usar o tempo da noite pra deslocamento deixando o dia para você aproveitar mais no destino.

Onde achar?

RailEuropeBuscador de passagens de trem na Europa.

ClickBusHorários e passagens de ônibus.

***

Essas são as 7 alternativas para viajar sem gastar hospedagem, espero que ajude no planejamento da próxima viagem barata!

E você já utilizou alguma dessas alternativas? Tem mais alguma para compartilhar com a gente? Deixa um comentário!

Leia também:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *