Como mudar o seu mindset “sou muito pobre para viajar” e começar a dizer sim para viagens

Como mudar o seu mindset “sou muito pobre para viajar” e começar a dizer sim para viajar

Como mudar o seu mindset “sou muito pobre para viajar” e começar a dizer sim para viajar

Mudando sua mentalidade e acreditando que você pode viajar

“Cheila o seu conselho é ótimo se você é de classe média, seus pais estão te dando dinheiro, ou você é do Ocidente. Seus artigos no blog jamais vão funcionar para mim. Eu sou muito pobre para viajar. Este conselho é apenas para as pessoas privilegiadas.”

Eu encontro esta linha de pensamento com frequência. As pessoas sempre acreditam que sua situação é especial, que elas não podem fazer o que alguém fez por X, Y ou Z razões. E não é só se tratando de viagens. Todos nós criamos desculpas para não fazer algo que desejamos. “A academia é muito longe.” “Só um biscoito não vai mudar nada.” “Eu não sou alto o suficiente para jogar basquete.” Acreditamos que nunca vamos conseguir essa grande realização que queremos porque nos falta um ingrediente secreto para fazer isso acontecer.

Quando se trata de viajar, as pessoas pensam que o que as impede é o dinheiro. Elas imaginam que não podem viajar, porque, ao contrário de mim, elas não podem bater na porta do Banco Pai e Mãe, porque eles estão sobrecarregados de dívidas, e simplesmente assumem que eu sou apenas sortuda e especial.

Pessoas com essa mentalidade aparecem aos montes por aqui, e decidem não entrar mais no blog, porque elas não acreditam que eu possa viajar pelo mundo sem a ajuda dos pais e que não tenha nenhum benfeitor pagando as minhas viagens. Essas pessoas preferem manter sua visão de mundo incontestada.

  • Quer viajar para o exterior e não sabe nada de inglês? Ensino alguns truques e dicas no meu e-book gratuito de inglês para viagens e mostro como viajar para o exterior sem falar inglês. Clique aqui para baixar.

Ao acreditar que todo mundo é especial, único ou rico, elas colocam uma barreira psicológica que lhes permite ignorar todas as razões pelas quais viajar é possível.

Nada as impede de viajar, exceto sua própria mentalidade.

Como mudar o seu mindset “sou muito pobre para viajar” e começar a dizer sim para viajar

Milhões de pessoas de todos os lugares, circunstâncias e faixa etária encontram um jeito para viajar. Quando eu comecei a viajar alguns anos atrás, eu acreditava que estava fazendo algo desafiador e único. Então, quando eu coloquei o pé na estrada eu vi adolescentes de 18 embarcando em aventuras semelhantes, percebi então que não era tão especial quanto eu pensava. Esse fato fez viajar parecer muito mais fácil e mais atingível, porque se eles conseguem, alguém mais velha e com mais experiência também poderia.

Eu entendo que é necessário algum dinheiro para viajar. Há um limite para o quão barato um voo pode sair. Há sempre circunstâncias como a saúde, burocracia de visto, dívidas ou família que não quer deixar cair no mundo. Nem todo mundo pode (ou quer) viajar pelo mundo.

Mas, na minha experiência, o que mantém a grande maioria das pessoas em casa, não é o dinheiro, mas a mentalidade. É a falsa crença de que suas circunstâncias são diferentes e todo mundo que viaja tem dinheiro ou privilégios. Elas creem que viajar é um luxo para aqueles com meios e, a menos que você esteja no meio, você nunca será capaz de fazer isso. Todo mundo e qualquer coisa que lhes diga o contrário, é descartado, como se fosse “muito fácil” ou “bom demais para ser verdade”.

Mas deixe-me dizer a todos que acreditam no mindset “Eu sou muito pobre / sem privilégios e etc para viajar”: Você não é.

Se você realmente quer viajar, você encontrará um jeito. Para alguns, vai demorar mais esforço e tempo (talvez anos), mas você pode fazer isso.

Se você acordar hoje e dizer a si mesmo: “eu sou muito pobre para viajar” ou “não posso, por causa da razão X”, você nunca vai procurar maneiras para começar a viajar. Você só verá obstáculos. Você vê apenas as razões pelas quais você não pode viajar – contas, voos, pagamentos de carro, dívida, família, etc. Você nunca vai ver além desses bloqueios e perguntar a si mesmo: “Como eu supero esses obstáculos como essas outras pessoas?” A única diferença entre os que estão no mundo e aqueles que não estão, é que aqueles que estão continuam dizendo “sim” para viajar em vez de “eu não consigo”.

Acorde hoje e diga “Sim, eu posso viajar também” e comece a procurar o que você pode fazer agora para que isso aconteça. Comece pequeno. Cada sim se constrói sobre si mesmo e sobre o anterior. Olhe para os gastos do seu dia-a-dia. Quanto você economizaria se comprasse um filtro de água em vez de garrafas diárias de água mineral, cortasse o Mcdonalds, cozinhasse mais em casa, bebesse menos? E se você cortasse a TV a cabo? Reduzisse seu plano de telefone? Fosse caminhando para o trabalho? Vendesse o que não usa mais no Olx?

Encontre maneiras para complementar sua renda, tornando-se um guia turístico local ou motorista de Uber, ou alugando seu quarto que está sobrando ou sofá na Airbnb. Cuidando das crianças dos vizinhos. Comece a coletar milhas em programas de milhagem. Procure trabalho online no exterior para ganhar em dólares.

Começar pequeno vai lhe dar pequenas vitórias que vão ajudar a perceber lentamente que você pode sim. Quanto mais ganha, mais você continua.

Como mudar o seu mindset “sou muito pobre para viajar” e começar a dizer sim para viajar

Está gostando desse artigo? 

Então curta a nossa página abaixo para ficar atualizado com mais dicas de viagem!  
 

Quando eu estava planejando minha primeira viagem, eu primeiro cozinhei mais e bebi menos. Depois eu cortei o cinema e a balada. Vendi coisas que eu não usava mais. E comecei a usar transporte público para trabalhar.

Cada etapa vencida, eu ficava mais confiante. Eu acordava toda manhã e dizia para mim mesma, “eu posso fazer isso.”

Desde que eu comecei a dizer sim, eu criei um hábito e um ciclo contínuo que mantém o meu foco. Depois de anos fazendo isso, eu só vejo oportunidade. Eu li recentemente “O poder do hábito”, no poder da mente em mudar hábitos. As pessoas que não acreditavam que algo era possível nunca mudavam seus hábitos. Eles tentavam a dieta, tentavam ficar sóbrio, ou fazer mais exercício, mas nunca funcionava. No entanto, uma vez que elas acreditavam que poderiam mudar, uma vez que elas se viram parte de uma comunidade que os apoiava, foi quando a mudança mental ocorreu e a nova mentalidade assumiu o controle.

Eu conheci pessoas no mundo que, assim como eu, viajavam mesmo ganhando um salário mínimo (acredite, é possível sim! Sou a prova viva disso). Elas conseguiram isso porque elas acordaram todos os dias e se perguntavam: “O que posso fazer hoje que me leve um passo mais perto de colocar o pé na estrada?” É fácil dizer: “Bem, eu ganho um salário mínimo e tenho um filho”, mas Julia trabalhou e mesmo com um salário mínimo encontrou um jeito. Quanto menor o seu rendimento, mais tempo levará para economizar o suficiente para viajar, mas mais não significa nunca.

Se você não acredita que pode viajar, nunca o fará.

Você só precisa mudar a mentalidade que mantém você longe de seus objetivos e começar a procurar maneiras, não importa quão pequena seja, para começar a viver os seus sonhos de viagem.

“Eu sou muito pobre para viajar” é uma crença que faz com que a falta de confiança faça muitos acreditarem que viajar seja impossível. Eles acreditam na mídia que é tudo muito bom para ser verdade. É fácil pensar que os viajantes são especiais e que o meu conselho não se aplica a você. Mas eu pago as minhas viagens, mesmo com um salário regular: eu já tive dois trabalhos simultâneos, meus pais nunca me ajudaram, não tenho ninguém bancando as minhas viagens, sempre corto gastos onde posso. Eu não sabia nada quando comecei a viajar. Eu tive que descobrir as coisas ao longo do caminho.

E assim fizeram as dezenas de leitores deste blog que também encontraram um jeito apesar de muitos obstáculos.

Nem todo mundo vai ser capaz de viajar, e eu entendo isso. Eu não estou falando daqueles com circunstâncias como a saúde debilitada, aqueles com pais doentes, ou aqueles com dívida maciça no cartão de crédito. Estou falando da grande maioria que fica no meio. Eu conheci pessoas de todas as classes sociais no mundo e eu sei que viagem não é apenas para os ricos, é para todos.

Se você quiser viajar mais, acredite que você pode. Eu sei que você pode. Não precisa ser uma viagem cara. Eu acredito em você. Então pare de dizer não e comece a encontrar todas as maneiras de dizer sim e fazer as suas viagens dos sonhos se tornarem realidade.

Como mudar o seu mindset “sou muito pobre para viajar” e começar a dizer sim para viajar

Mude a sua mentalidade, mude a sua vida.

Só mais uma coisa: Eu não estou dizendo que se você fechar os olhos e dizer “eu acredito” você vai magicamente ser transportado para uma terra distante. Não é assim que funciona. Há muitas razões válidas pelas quais as pessoas não podem viajar, não importa o quanto elas “acreditem”. Este artigo tratasse apenas de tentar fazer com que as pessoas mudem uma mentalidade que impede que muitos tentem encontrar um jeito de viajar. Muitas pessoas, mesmo que possam viajar, nem sequer tentam, e este artigo foi criado dar um empurrãozinho nessas pessoas para, pelo menos, tentar.

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos. Concorda comigo ou discorda? Deixe a sua opinião nos comentários.

Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!

Seguro viagem geral 728x90

Leia também:

15 Comentários

  1. BHW

    Hello it’s me, I am also visiting this web site regularly, this website is actually good and the
    users are in fact sharing fastidious thoughts.

  2. BHW

    I don’t even know how I finished up here, but I assumed this submit was once good.
    I do not recognize who you are but certainly you’re going to a well-known blogger in the event you are not already.

    Cheers!

  3. BHW

    It’s difficult to find knowledgeable people in this particular subject, however,
    you sound like you know what you’re talking about! Thanks

  4. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  5. Pingback: Como mudar a sua mentalidade “sou muito pobre para viajar” e começar a dizer sim para viagens

  6. Podia Cardoso

    Tenho 19 anos e quero que viajar seja meu estilo de vida, já estou cortando gastos e a cada dia tentando mudar minha mentalidade.
    É possível viajar!

    • Está certíssima! Ah se eu tivesse essa mentalidade mais nova, teria viajado muito mais! Parabéns 🙂

  7. Danielle

    Obrigada CHEILA 🙂
    Realmente é isto mesmo… se nós mesmos não podemos lutar por nossos sonhos, não há ninguém que o faça.

  8. LUCIANA ZIMMERMANN

    Você conhece sites para que de trabalho online no exterior para ganhar em dólares?

    • Sim, tem vários, depende do que você tenha a oferecer, um deles é o https://www.fiverr.com/ se você entender de design gráfico esse é o lugar. Vou escrever um artigo depois com os que eu conheço, não esquece de assinar a newsletter do blog para não perder 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *