Como tirar o passaporte – Passo a passo

Como tirar o passaporte - Passo a Passo

Se você quer viajar para fora do Brasil, uma coisa que é necessária fazer é tirar o passaporte – um documento emitido pelo Estado que permite o ingresso em outros territórios. Não é difícil de solicitar o seu, mas tem um custo e, geralmente, um prazo um tanto longo para que todo o processo seja realizado corretamente.

Muitas dúvidas podem surgir, então, se você quer saber mais sobre o assunto, não perca este artigo: como tirar o passaporte – passo a passo.

Como fazer o passaporte - Passo a Passo

O passaporte será requisitado quando você estiver em trânsito fora do seu país de origem. No caso dos brasileiros, por exemplo, principalmente, em países que não fazem parte do MERCOSUL – Mercado Comum do Sul, criado em 1991, uma organização intergovernamental, do qual fazem todos os países localizados na América do Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Equador) seja como um Estado – Parte ou simplesmente como um país associado, que é o caso de países como Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Guiana e Suriname.

Quer viajar para o exterior e não sabe nada de inglês? Ensino alguns truques e dicas no meu e-book gratuito de inglês para viagens e mostro como viajar para o exterior sem falar inglês. Clique aqui para baixar.

A primeira coisa que você deve fazer antes de solicitar a retirada do seu primeiro passaporte, é conferir se você já tem posse de todos os documentos que serão necessários para tirar o passaporte:

  • Documento de Identidade (próprio ou, no caso de menores, também do responsável)
  • CPF (próprio ou, no caso de menores, também do responsável)
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de votação da última eleição
  • Passaporte anterior (se não for a primeira vez)
  • Certidão de Nascimento (para menores de 12 anos)
  • Certidão de Casamento (se você teve o nome alterado)
  • Certificado de quitação do serviço militar ( é obrigatório para homens entre 19 e 45 anos)
  • Documento de autorização de pais ou responsáveis (caso você seja menor de 18 anos, veja o modelo por meio do site da Polícia Federal)

Com todos esses documentos em mãos, você já pode solicitar e tirar o passaporte. Vamos aos passos!

Como solicitar o passaporte no site da Polícia Federal

Acesse o site da Polícia Federal por meio deste link. Desça a página até a caixa de leitura com o título “Serviços”, você vai visualizar uma série de opções, como “Antecedentes Criminais”, “Concursos”, “Licitações”, entre outros, e logo mais abaixo “Passaporte”, clique no link!

A próxima página que se apresentar irá conter umas caixinhas de leitura e você vai escolher qual delas está de acordo com o que você deseja fazer. Para você que já está informado sobre a documentação necessária para requerer o passaporte, escolha o primeiro, em que estará escrito “Requerer passaporte – para brasileiros”. A próxima página irá apresentar uma série de indicações para o leitor, não se assuste ao ler sobre o pagamento de uma GRU – Guia de Recolhimento da União, o boleto será gerado somente depois do preenchimento de todos os seus dados para a emissão do passaporte. Por isso, vá direto para a opção três “Solicite a emissão do passaporte”.

Quer saber 11 técnicas pouco conhecidas para viajar sem dinheiro? Baixe o meu e-book gratuito onde conto alguns segredinhos de viagem. Clique aqui.

Preenchimento dos dados para emissão do passaporte

Após clicar no link anterior, para a emissão do seu passaporte, você será redirecionado para uma nova página, em que deve inserir seus dados pessoais, como data de nascimento, filiação e outros; números de documentos, como certidão de nascimento, título de eleitor e outros; dados complementares, em que você insere a sua atividade profissional e o seu endereço, entre outros dados; e o local de atendimento, a cidade em que você deseja retirar o seu documento.

Preste bastante atenção para o preenchimento dos seus dados. Uma dica é revisar todos os campos após terminar e não tem problema clicar nas outras páginas, pois os seus dados não se apagam indo de uma página de solicitação de passaporte para a outra.

Está gostando desse artigo? 

Então curta a nossa página abaixo para ficar atualizado com mais dicas de viagem!  
 

No fim, clique em “Enviar” e aí o seu boleto GRU –  Guia de Recolhimento da União será gerado para pagamento no banco. Atualmente, o valor cobrado pela Polícia Federal pela emissão do passaporte, sendo a primeira vez ou não, é de R$257,25. Fique atento à data de vencimento do seu boleto e não deixe de imprimir também o protocolo de emissão do documento!

O que fazer se perder o passaporte no exterior

Agendamento para atendimento

Alguns postos da Polícia Federal, dependendo do estado, podem solicitar que você agende o seu atendimento de maneira virtual. Se for assim, clique em “Agendar Atendimento”, naquela primeira página do site da Polícia Federal em que você podia visualizar uma série de caixas de leitura na cor azul.

Se tiver dificuldade em voltar à essa página inicial, não exite em fechar o site e começar o procedimento novamente, pois os dados preenchidos já estarão salvos e não será necessário inseri-los de novo.

Na página de agendamento, será solicitado o número do seu CPF, a sua data de nascimento e também o número do seu protocolo de emissão do passaporte. Depois de preencher esses dados, veja as datas disponíveis no seu estado.

No dia e horário indicados, basta você ir até o posto combinado, pessoalmente, com os seus documentos em mãos e retirar o passaporte! Fácil tirar o passaporte, né?

Com o passaporte em mãos, agora é hora de tirar o visto americano, certo? Clique aqui e veja o passo a passo!

Ficou alguma dúvida? Pergunta pra mim nos comentários que eu respondo pra você.

Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!

Seguro viagem geral 728x90

Leia também:

2 Comentários

  1. BHW

    This is the perfect website for everyone who would like to understand this topic.
    You realize a whole lot its almost hard to argue with you
    (not that I really will need to…HaHa). You definitely put a new
    spin on a topic that has been discussed for ages.
    Excellent stuff, just wonderful!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *