Como tirar o visto americano – Passo a passo

Como tirar o visto americano (passo-a-passo)

Viajar é algo maravilhoso mas certos trâmites, como tirar o visto americano, acabam deixando os viajantes confusos e um tanto perdidos, sem saberem bem por onde começar, o que vão precisar e o que devem fazer.

Foi pensando nisso que você poderá ver a seguir um passo a passo completo e detalhado sobre todas as etapas necessárias para tirar o visto americano sem problemas, independentemente se a viagem é para fins de turismo, estudo, negócios, para bebês, idosos e o que mais você possa imaginar.

Então se você quer muito saber quais são os passos para tirar o visto americano, continue lendo esse material e aprenda tudo o que você precisa fazer para se sair bem. Vamos lá?!

Mas afinal, como tirar o visto americano?

Como tirar o visto americano (passo-a-passo)

Embora o processo para tirar o visto americano pareça bem complicado a verdade é que não. Entretanto o processo é feito de passos importantes e que devem ser seguidos corretamente para que não haja problemas.

Sendo assim, é possível dizer que tirar o visto americano é um processo muito mais trabalhoso do que difícil.

Então, para começar, saiba que a solicitação de visto americano pode ser realizada em qualquer um dos 4 Consulados dos Estados Unidos, no Brasil, que são: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e a capital Brasília.

Para dar início à solicitação todos os requerentes têm que, primeiramente, ir até o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, o CASV que funciona como um pré-atendimento dos consulados de Visto.

Esse procedimento é obrigatório para todos e, nesse primeiro contato a pessoa que está solicitando o visto americano terá suas digitais colhidas e terá uma foto sua registrada no sistema.

Após ter registrado a foto e as impressões digitais o passo seguinte é que o requerente compareça na Entrevista do Visto Americano, obedecendo o dia e a hora que foram agendados.

Entretanto, é importante lembrar que na entrevista nem todos os solicitantes são obrigados a comparecer e a isenção se aplica em casos de pessoas maiores de 66 anos ou menores de 16.

Vale lembrar que são isentos da entrevista tanto quem está tirando o visto americano pela primeira vez (segundo as regras de idade acima) quanto para qualquer pessoa que esteja solicitando a renovação do documento.

Esses isentos, então, podem fazer a solicitação do visto americano somente comparecendo em algum dos 7 Centros de Atendimento as Solicitante de Visto, o CASV, que existem pelo Brasil.

Esses 7 CASV ficam em Brasília, Porto Alegre, São Paulo (2), Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.

O mais importante de tudo é saber que, mesmo que a entrevista não seja obrigatória, pode acontecer do Consulado Americano chamar o solicitante para realizá-la, embora isso seja bem raro.

Agora que você já sabe, de uma maneira mais geral, como funciona o procedimento, conheça os 4 passos que você deve seguir para tirar o visto americano, veja:

Como tirar o visto americano (passo-a-passo)

1º Passo para tirar o visto americano: preencher o formulário

O primeiro passo para quem deseja tirar o visto americano é realizar o preenchimento de um formulário denominado DS-160.

Esse formulário é encontrado no Site Oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano e você pode acessá-lo clicando aqui.

Depois de realizar o preenchimento do formulário DS-160 basta imprimir o documento de confirmação, que nada mais é do que o documento que oficializa a solicitação do visto americano.

Quer viajar para o exterior e não sabe nada de inglês? Ensino alguns truques e dicas no meu e-book gratuito de inglês para viagens e mostro como viajar para o exterior sem falar inglês. Clique aqui para baixar.

É muito importante que o preenchimento dos dados seja feito com muito cuidado pois não podem haver erros.

Além disso, vale lembrar que o preenchimento do DS-160 só pode ser feito online e nele deverão contar dados da viagem e também dados pessoais do solicitante como nome completo, escolaridade, endereço e etc.

Sendo assim o principal conselho aqui é: muita atenção pois a grande maioria dos vistos que são negados é por causa de algum dado que foi preenchido de forma incorreta nesse formulário.

2º Passo para tirar o visto americano: criar uma conta no site

O passo número dois para tirar o visto americano também é simples e nada mais é do que criar uma nova conta de acesso no site Oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano, clicando aqui.

É através dessa conta que você poderá, então, realizar a emissão do boleto para pagar a taxa do visto americano. Outra opção também é realizar o pagamento no cartão de crédito, porém, é preciso que ele seja um cartão internacional, afinal, a conta é paga diretamente ao Governo Americano.

Nessa etapa também é muito importante preencher todos os dados com atenção pois é através desses dados que o Consulado poderá enviar para você o seu passaporte com o visto americano. Esse envio acontece pelo correio através de Sedex ou DHL Express.

Outra opção possível é escolher, através do site, um local para retirar o visto pessoalmente, depois que ele for aprovado, mas lembre-se que é preciso agendar essa retirada também.

Está gostando desse artigo? 

Então curta a nossa página abaixo para ficar atualizado com mais dicas de viagem!  
 

Guarde bem esse site pois é lá também que você agendará tanto o seu comparecimento ao CASV para dar entrada na solicitação, como para agendar a Entrevista do Consulado Americano.

Lembre-se de sempre imprimir as confirmações de agendamento pois você precisará apresentá-las.

3º Passo para tirar o visto americano: comparecer ao CASV

Depois de realizados os passos 1 e 3 o terceiro passo é o comparecimento ao CASV na data e no horário agendados previamente no site para realizar a coleta as impressões digitais e da foto, conforme foi citado lá no começo.

Nessa data o requerente deve levar o se passaporte, tanto o novo como os antigos (caso haja mais de um), a confirmação do formulário DS-160 e também a confirmação do agendamento realizado.

Saiba que na falta de qualquer um desses documentos o solicitante sequer pode entrar no CASV, então não esqueça de nenhum.

Quer saber 11 técnicas pouco conhecidas para viajar sem dinheiro? Baixe o meu e-book gratuito onde conto alguns segredinhos de viagem. Clique aqui.

Lembre-se que a confirmação do formulário aparece assim que você termina de preenchê-lo (conforme passo 1) e que a confirmação de agendamento aparece assim que você termina de fazer o seu agendamento no site oficial (conforme o passo 2).

Vale lembrar que esses documentos só serão apresentados, mas não ficam em posse da CASV, pois serão necessários novamente quando você for fazer a entrevista.

Ainda, é importante reforçar que nenhum desses documentos pode conter qualquer tipo de rasura ou anotações a caneta pois são documentos consulares de extrema importância, logo, se estiverem rasurados eles não serão aceitos e o processo de solicitação do visto é interrompido fazendo você perder a sua viagem e o seu dinheiro.

4º Passo para tirar o visto americano: comparecer na entrevista

Depois de seguir os três passos anteriores é o momento de comparecer no dia e horário agendados por você para a Entrevista de Visto americano que irá acontecer no Consulado Americano que você escolheu.

Aqui é necessário levar novamente o passaporte, tanto o novo como os antigos, a confirmação do formulário DS-160 e a confirmação de agendamento lembrando novamente que a entrada ao Consulado é vetada na falta de qualquer um deles.

Além desses documentos, no dia da entrevista também é preciso levar documentos que comprovem vínculos do solicitante no Brasil.

Se você tem dúvidas em relação a esses documentos, veja logo abaixo um explicativo sobre as opções aceitadas.

Quais são os documentos que comprovam vínculo com o país?

Na entrevista será preciso levar, além dos documentos descritos acima, também documentos que comprovem um vínculo do solicitante com o país.

Esses documentos servem para que você mostre que não tem razão para sair do Brasil e caso o Consulado considere que o vínculo não é forte o suficiente, poderá haver a recusa do visto.

Então os documentos que devem ser apresentados são:

  • Extratos bancários dos últimos 3 meses
  • Imposto de Renda
  • Contracheques dos últimos 3 meses

Para reforçar ainda mais o vínculo, existem alguns documentos que você pode levar para complementar, caso você possua algum deles. Veja:

  • Escritura de bens imóveis e terrenos;
  • Contrato social e CNPJ de empresa;
  • Atestado de matricula em cursos e Universidades;
  • Documento de posse de veículos;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento ou RG do filho, caso ele não vá viajar junto;

Assim você pode garantir uma maior possibilidade de aprovação do seu visto!

Pronto! Se o seu processo for aprovado tudo o que você tem que fazer agora é esperar, no endereço fornecido, a chegada do seu passaporte com o visto americano.

Já caso você tenha escolhido a opção de retirar o passaporte com visto americano aprovado no CASV, basta acessar a conta que você criou no site e agendar um dia e um horário para retirada do seu documento.

Vale lembrar que nesse segundo caso você precisa acompanhar dia a dia no site se a opção “retirar documento” já está habilitada e, só então, realizar o agendamento de retirada.

Entretanto o processo é rápido e o visto americano fica pronto, normalmente, 10 dias após a entrevista.

Aproveite que agora você já sabe todos os passos para tirar o visto americano e não perca mais tempo para dar início a sua solicitação.

Boa sorte! Caso ainda tenha dúvidas, pergunta nos comentários que eu respondo, ok? E aí, foi fácil conseguir o seu visto? Conta pra mim nos comentários.

Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!

Seguro viagem geral 728x90

Leia também:

3 Comentários

  1. BHW

    Wow, marvelous blog layout! How long have you been blogging
    for? you make blogging look easy. The overall look of
    your web site is great, let alone the content!

  2. Pingback: Mochilão Rio de Janeiro 2017 - Relato de viagem com gastos e dicas de passeios | Gostaria De Ir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *