Doi Suthep: O templo do alto da montanha em Chiang Mai, Tailândia

Templo Doi Suthep - Chiang Mai

Como contei no meu relato da Tailândia, Doi Suthep fica no alto de uma montanha em Chiang Mai, um dia antes eu vivi o dia mais incrível da minha vida com os elefantes no sudeste asiático, então não seria muito fácil me surpreender, mas quando vi aquele templo, meu queixo caiu.

Reza a lenda um monge chamado Sumanathera teve vários sonhos que falavam para ele procurar na área mais remota de Pang Cha, uma relíquia. Lá ele encontrou um osso, que dizem pertencer ao próprio Buda. Ele entregou ao rei Dhammaraja, que governava Sukhotai, mas nada se manifestou do artefato, não tinha propriedades mágicas e então a história caiu na descrença.

O rei Nu Naone, do reino de Lanna, a região que hoje corresponde a Chiang Mai, tomou conhecimento dos acontecimentos, pediu permissão ao rei Dhammaraja para ver a relíquia e, na sua presença, o artefato se dividiu em duas partes, mostrando assim seus poderes. Uma das partes, foi consagrada em um templo em Sukhotai. E a outra, foi colocada nas costas de um elefante branco, que foi liberado na selva, o elefante correu até o topo do monte Doi Suthep, onde fez três sons com sua tromba e caiu morto. Na época, isso foi considerado um presságio de que aquele seria um lugar sagrado e então iniciou-se a construção do Wat Phrathat Doi Suthep, também conhecido como o templo da montanha.

Confira abaixo um vídeo que eu fiz do Templo Doi Suthep e do Zoológico de Chiang Mai:

Nem precisa falar que esse templo atrai multidões, né? É sério, nem no Grand Palace em Bangkok onde quase morri pisoteada (estou exagerando aqui, tá? Mas não muito hahaha) não havia tantas pessoas como nesse templo nas montanhas em Chiang mai. Era tanta gente que quase ofuscava a beleza do lugar, quase.

Como a grande maioria dos templos na Tailândia, a cor que predominava era o dourado. Lá de cima você tem uma vista panorâmica da cidade, o Doi Suthep fica a 1000 metros de altura, no dia que fomos estava frio e nublado e não conseguimos ver muita coisa.

Está gostando desse artigo? 

Então curta a nossa página abaixo para ficar atualizado com mais dicas de viagem!  
 

No templo você pode receber uma benção de um monge budista, independente da sua religião e fé, proteção e boas energias nunca é demais, certo? Você também pode assistir a cerimonia dos monges que começa perto das 17h que é algo maravilhoso.

Durante minha visita no templo, encontrei uma estátua da Ganesha (é uma representação hindu) em frente as estátuas do Buda. Curioso você diz? Na época da fundação de Chiang Mai, ainda havia na região um legado do Hinduísmo, então durante as construções dos templos budistas por ali, foram incluídas algumas imagens para que os fies não convertidos pudessem rezar para os seus deuses. Não é um lugar espetacular? Harmonia, tolerância e respeito.

Foi uma experiência incrível, a qual eu recomendo a todos, mesmo com a superlotação do lugar, ainda assim vale muito a pena. Você sairá de lá com a alma lavada.

Importante: Pensando em ir para a Tailândia? Não se esqueça do Seguro Viagem, pois o atendimento no país pode sair muito caro!

Seguro viagem asia 728x90

Como chegar ao Templo Doi Suthep em Chiang Mai?

Antigamente você poderia ir de tuk tuk, mas não é mais permitido aos tuk tuks subirem a montanha, e acredite tem policiamento cuidando para que essa regra seja cumprida, nem adianta insistir que eles não te levarão. Em Chiang Mai você verá uns mini-bus vermelhos, quanto mais gente ele levar, mais barato fica a viagem. Quando subimos só estávamos meu namorado e eu, pagamos 500 bath, cerca de 50 reais, o motorista nos levou, esperou a gente sair do templo e nos levou para o zoológico de Chiang Mai na volta, depois a volta do zoológico era por nossa conta.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

2 Comentários

  1. Joana Oliveira

    Adorei as fotografias e as dicas… tava frio? Em que mês foste?

    • Fui em janeiro, lá em cima é frio sempre porque fica no alto da montanha kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *