O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist + vídeo

O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist

Verdade seja dita, se pudéssemos poupar o tempo de despacho de mala no avião, viajar seria ainda mais divertido, certo? A boa notícia é que sim, há maneiras de viajar sem despachar mala: viajando só com a bagagem de mão!

Pode soar meio estranho agora, mas é só uma questão de adaptação e boa vontade para colocar todo o nosso mundo dentro dessa pequena bagagem de mão e aproveitar tranquilamente o tempo fora de casa.

Hoje preparamos um checklist do que levar na bagagem de mão e como levar, acompanhe! Mas antes veja essa vídeo que eu fiz quando fui viajar para a Tailândia só com a bagagem de mão para entender melhor como funciona.

O que levar?

  • Roupas

O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist

É importante aclarar que a probabilidade de voltar da viagem de saco cheio de todas as peças escolhidas para levar é bem alta. Isso porque ao viajar apenas com bagagem de mão, as nossas chances de levar uma roupinha extra para “se acontece algo…” são zero. As roupas precisam ser friamente pensadas, cada escolha é uma jogada estratégica.

Dependendo do clima, escolha duas peças de parte inferior do look. Se for um lugar invernal, escolha duas calças diferentes, se for de veraneio, escolha entre as que você mais gostar, com tonalidades neutras para combinar com tudo. Lembre-se que uma peça já irá ao seu corpo para a viagem de avião, ou seja, menos um peso na sua bagagem de mão.

Quer viajar para o exterior e não sabe nada de inglês? Ensino alguns truques e dicas no meu e-book gratuito de inglês para viagens e mostro como viajar para o exterior sem falar inglêsClique aqui para baixar.

Para a parte superior da roupa escolha entre quatro e seis modelos de blusas diferentes, modelos que não ocupem muito espaço na mala. Sobre não ocupar muito espaço é em referência a roupas de frio, mas nesse caso recomendamos que leve quatro blusas normais e duas mais pesadas, sendo que uma já ao corpo para viajar e aliviar o peso.

Lembre-se das roupas íntimas!

Para terminar o checklist da sessão roupas, a dica de ouro é caprichar nos acessórios, já que são eles que irão mudar totalmente a cara de um look com a mesma roupa várias vezes. Bom, viajar só com a bagagem de mão é isso mesmo, significa levar um número reduzido de coisas, porém também é sinônimo de praticidade.

  • Cosméticos

O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist

Para viajar só com a bagagem de mão e não abdicar dos cosméticos, você deve separar uma bolsinha de tamanho pequeno para um médio.

Nessa bolsa, coloque todos os seus adereços de maquiagem, produtos de banho, produtos de limpeza facial, etc. O tamanho da necessaire será o seu limite de coisas para levar, mas lembre-se de que para passar como bagagem de mão em voos internacionais, é preciso que os produtos líquidos estejam em um frasco de 100 ml.

É claro que o frasco não obrigatoriamente precisa ter 100 ml para a sua bagagem de mão, mas precisa girar em torno disso. Aqueles que passarem muito do limite não irão viajar com você, o aeroporto irá deter o produto e você terá duas opções: ou voltar para despachá-lo junto às outras malas ou deixa-lo aí mesmo, no lixo especial do aeroporto para produtos detidos. Como você não terá outras malas, o jeito será ir pro lixo.

Quer saber 11 técnicas pouco conhecidas para viajar sem dinheiro? Baixe o meu e-book gratuito onde conto alguns segredinhos de viagem. Clique aqui.

É importante aclarar que o fator que realmente importa aqui é o tamanho do frasco e não a quantidade do produto restante dentro da garrafa, então evite correr riscos. Essa regra é válida inclusive para cremes dentais e desodorantes spray, apesar de que o desodorante spray pode ser impedido de passar dependendo do país de destino, então é bom evitar essa perda também.

  • Farmacinha

O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist

Está gostando desse artigo? 

Então curta a nossa página abaixo para ficar atualizado com mais dicas de viagem!  
 

Para o checklist da farmacinha na bagagem de mão você também irá precisar de uma bolsa pequena para média. O recomendado é não levar nenhum remédio em estado líquido, como xaropes ou sprays de garganta. Opte por levar sempre comprimidos e pastilhas, tudo o que for possível!

Mas por que evitar os líquidos? Primeiro porque eles também entram nessa regra dos 100 ml, apesar de apenas poucos remédios possuírem um frasco tão grande assim. O segundo motivo é que ocupam muito espaço e poderão fazer volume sem necessidade na sua bagagem de mão.

Os remédios que não podem faltar numa farmacinha para bagagem de mão são: para gastrite, remédio para ouvido (aquela tapada mortal do avião que mata a nossa audição), para problemas estomacais, para dor de cabeça e para alergias.

  • Sapatos

O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist

Os sapatos também merecem uma atenção especial e estão diretamente vinculados com o clima local da cidade destino. O ideal é que leve dois pares de sapatos, sendo que o mais pesado deverá ir já ao seu pé e não dentro da bagagem de mão.

Se o clima for mais de veraneio, provavelmente você terá espaço suficiente para colocar dois pares de sapatos (uma sandália e um outro modelo mais leve que um tênis ou bota) dentro da bagagem de mão.

  • Eletrônicos

O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist

Os eletrônicos precisarão ir a uma quantidade reduzida na sua bagagem de mão. A boa notícia é que o notebook pode ir a uma bolsa a parte da mala, inclusive a recomendação é que ele vá à mão e não dentro da mochila. Agora é escolher a sua menor câmera, um celular e outros poucos apetrechos eletrônicos.

  • Dimensões das malas permitidas

O que fazer para viajar só com a bagagem de mão – Checklist

Agora fique de olho nas dimensões das malas permitidas para voos nacionais e internacionais.

Pra voos nacionais a bagagem de mão não podem ultrapassar os 5 quilos e 115 cm de dimensão.

Para voos internacionais a dimensões das malas permitidas são de mais ou menos 90 cm de altura e 80 cm de largura. Sendo a segunda bagagem um pouco menor, de mais ou menos 45 cm de altura 25cm de largura.

Esse foi o checklist para uma viagem só com uma bagagem de mão, como já comentamos acima, é uma questão de boa vontade e praticidade. Diga adeus às filas quilométricas para despachar bagagem, se fizer o check-in virtualmente é só chegar ao aeroporto e passar direto para a área de embarque.

Se restou alguma dúvida deixe nos comentários que eu respondo, ok? Aproveite e boa viagem!

Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!

Seguro viagem geral 728x90

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *