O que fazer se perder o passaporte no exterior?

O que fazer se perder o passaporte no exterior

Em caso de perda ou roubo do passaporte em território internacional, a primeira coisa a se fazer é ir até o consulado ou embaixada e solicitar um substituto.

Caso você esteja em uma cidade que não possui representação brasileira é necessário que você vá até uma cidade que tenha, e se esse tipo de situação acontecer em um final de semana ou feriado, acho bom você se programar para passar alguns dias a mais na viagem.

Agora se na cidade em que você está tenha uma embaixada ou consulado as coisas ficam mais fáceis, basta você procurar pelo serviço consular, onde as pessoas saberão lidar com a situação e resolver o seu problema.

Mas como nessa vida nada é de graça para retirar um novo passaporte será necessário tirar do bolso o valor de US$160 que corresponde ao valor do novo passaporte mais as taxas.

Se o dia da sua viagem de volta está voltando é melhor ver com a companhia aérea a possibilidade de outra data, pois não existe serviço de urgência em pedidos de passaporte no exterior, assim como a data de vencimento do passaporte também será reduzida, sendo esse procedimento um critério da autoridade consular.

Se você estiver viajando nos meses de janeiro, julho ou dezembro que é o período de férias entenda que o movimento no setor de representações de passaporte serão ainda maiores e que isso irá aumentar ainda mais o tempo de espera para a emissão do novo passaporte.

Quer viajar para o exterior e não sabe nada de inglês? Ensino alguns truques e dicas no meu e-book gratuito de inglês para viagens e mostro como viajar para o exterior sem falar inglês. Clique aqui para baixar.

Perguntas frequentes sobre perda de passaporte

O que fazer se perder o passaporte no exterior

O que fazer se eu perder o passaporte?

A primeira coisa a se fazer é ir imediatamente a um posto policial fazer o boletim de ocorrência se não for possível, é possível que no próprio consulado você faça uma declaração de perda ou roubo.

Como tirar um novo passaporte?

Vá até o consulado ou embaixada mais próximo de você e apresente o boletim de ocorrência, feito isso solicite um novo passaporte e realize o pagamento que será praticamente o dobro de um passaporte normal.

Quanto tempo para o novo passaporte ficar pronto?

Isso vai depender muito da época em que você está viajando e da demanda que o departamento está tendo de pedidos, mas geralmente é de sete a dez dias.

Ter um seguro de viagem me ajudará nessa situação?

Viajantes que possuem seguro de viagem tem a vantagem de ter mais assistência nestas situações, porém a assistência para a perda de passaporte em alguns momentos pode ser um pouco limitada.

Existem dois tipos de seguro e isso vai depender do que foi contratado, em um é oferecido orientações somente por telefone, o segundo oferece uma assistência mais ampla e realizam um empréstimo.

Está gostando desse artigo? 

Então curta a nossa página abaixo para ficar atualizado com mais dicas de viagem!  
 

Neste caso é disponibilizado um valor pré-combinado que auxilia no pagamento da taxa, solicitação do novo passaporte, pagamento da diária no hotel para os dias a mais e pagamento da taxa da prorrogação do bilhete aéreo.

Quer saber 11 técnicas pouco conhecidas para viajar sem dinheiro? Baixe o meu e-book gratuito onde conto alguns segredinhos de viagem. Clique aqui.

Precisarei adiar o meu retorno, terei que pagar alguma multa a companhia área?

Caso você já tenha comprado o seu bilhete de volta e terá que remarcar o dia não ficará isento da multa para a remarcação do bilhete, é a regra tarifária que define se o turista terá que pagar multa ou não.

Você tem chances de ficar isento caso tenho comprado o bilhete full fare ou seja bilhete com tarifas altas que é passagens para primeira classe ou classe executiva.

O valor do passaporte mais as taxas será cobrado em Dólar?

Será cobrado em “real ouro” que é um indicador monetário para formação de preços de taxas dos consulados e embaixadas.

A melhor maneira para evitar todo esse tipo de transtorno é deixar bem guardado o seu passaporte, em um local que você não mexa com muita frequência para não correr o risco de perde-lo.

Vocês já passaram por isso? Me contem como lidaram com a situação nos comentários.

Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!

Seguro viagem geral 728x90

Leia também:

12 Comentários

  1. BHW

    I am curious to find out what blog platform you have been working with?

    I’m having some small security issues with my latest blog and I’d like
    to find something more safe. Do you have any recommendations?

  2. BHW

    Hello! I just want to give you a huge thumbs up for your great information you’ve got here on this post.
    I will be coming back to your blog for more soon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *